CARNAVAL 2013

sexta-feira, 9 de março de 2012

CARNAVAL NÃO TEM FRONTEIRAS

CARNAVAL NÃO TEM FRONTEIRAS


            Mais um carnaval se passou, e nós carnavalescos não estamos pensando em tirar férias, pois temos uma grande tarefa pela frente: PENSAR NO PRÓXIMO CARNAVAL!
            É assim que funciona o carnaval da Academia de Samba Cohab Santa Rita, trabalhando o ano inteiro para conseguir apresentar um grande espetáculo na avenida, quando falo em “trabalho o ano inteiro”, não estou falando somente de ensaios, barracão, etc... o carnaval de uma Escola de Samba organizada começa com a documentação em dia, a prestação de contas aprovada e uma vida institucional sanada, somente assim uma Escola de Samba pode se credencia a preparação de um bom trabalho para o próximo ano e após esse processo é que se define o tema enredo, se busca apoiadores através de projetos e que se mobiliza a comunidade.
            Nossa Escola de Samba tem se preparado desta forma, e por isso tem alcançado resultados positivos em apenas três anos de existência, onde sagrou-se BI-CAMPEÃ DO CARNAVAL DE GUAÍBA.
            Neste carnaval em especial, temos nos deparado com um argumento extremamente demagógico e incoerente para tentar desconstituir nosso trabalho, desmerecer nossas conquistas e minimizar nosso crescimento e ascensão que no nosso entendimento só tem contribuído para o crescimento do carnaval de Guaíba.
            Como uma mentira dita várias vezes acaba virando verdade, gostariamos de esclarecer alguns fatos para que as pessoas fiquem devidamente informadas do que realmente acontece nos bastidores do carnaval de Guaíba.
            Não sabemos a origem desta mentira, mas vem sendo dito que no carnaval de Guaíba apenas uma Escola de Samba faz seu desfile com gente da “terrinha”, as demais importam seu desfile de Porto Alegre.
            Primeiramente, gostariamos de registrar com toda tranquilidade que não tenho nada contra em trazer pessoas de fora para abrilhantar e contribuir com o crescimento do nosso carnaval entendo, portanto, que para fazer parte de uma Escola de Samba é necessário vontade, paixão e dedicação e neste sentido o comprovante de residência é um documento desnecessário!
            Porém, é importante registrar também, que NÃO É VERDADE QUE NOSSA ESCOLA DE SAMBA É IMPORTADA DE PORTO ALEGRE, numa pequena comparação com nossa principal adversária podemos constatar isso:
            Vamos aos quesitos:

Samba Enredo: A Academia de Samba tem um grupo de compositores locais que vem assinando o samba da Escola desde sua fundação, enquanto nossa co-irmã contrata compositores de Porto Alegre para desenvolver seu samba enredo há seis anos.
Comissão de Frente: A Academia de Samba este ano deu oportunidade para um grupo de jovens de um Projeto Social da Vila São Jorge mostrar seu trabalho enquanto nossa co-irmã trouxe sua Comissão de Frente de Porto Alegre.
Harmonia Musical: Nossa co-irmã trouxe um renomado puxador de Porto Alegre como tem feito há três anos, a Academia fez uma aposta num jovem talento de Porto Alegre, mas o restante da Harmonia era todo da Cohab Santa Rita.
Bateria: TODOS os ritimistas da Academia são da Cohab Santa Rita, na co-irmã, não sabemos ao certo pois ano passado nao conseguiram o numero mínimo de 50 ritimistas e foram penalizados em virtude disso.
Fantasia: Na Academia algumas vieram de fora, mas muita coisa foi feita aqui gerando muita renda para as costureiras locais Na co-irmã também vieram fantasias de fora, logo atrás da Comissão de Frente vieram fantasias de Porto Alegre, além disso, seus destaques também usavam fantasias já vistas no Porto Seco.
Alegoria: Nossa co-irmã trouxe vários elementos de Porto Alegre para compor suas alegorias, como por exemplo: os indios do Carro Abre Alas vieram de Porto Alegre, nós também trouxemos alguns elementos de Porto Alegre, mas se alguém disser que viu o carro do Catamarã e o barco da Iemanjá no Porto Seco estará mentindo descaradamente.
Na Originalidade, colocamos em nosso desfile um procissão de Iemanjá de uma casa de religião local, enquanto nossa co-irmã colocou em seu desfile diversos grupos teatrais de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Nosso Tema Enredo foi desenvolvido por um carnavalesco de Porto Alegre, mas foi idealizado por uma comissão local, o tema da nossa co-irmã também foi desenvolvido por carnavalesco de Porto Alegre. As alegorias da nossa do-irmã há anos vem sendo desenvolvida por um carnavalesco de Porto Alegre.
No quesito Mestre Sala e Porta Bandeira, nossa co-irmã realmente tem um casal de Guaíba ao contrário da Nossa Escola que há quatro anos contrata o mesmo casal que é de Porto Alegre, exatamente como é feito em todas as Escolas de Samba do Brasil, que contratam seus casais, seus puxadores, carnavalescos, etc... para desenvolver o melhor espetáculo possível, pois o público que assiste quer ver coisa boa, independente de onde as pessoas moram, e nesses três anos de existência a Academia de Samba tem recebido ao final de cada desfile o reconhecimento do público gritando nas arquibancadas “-É CAMPEÃO”  e isso não tem preço, como também não tem preço o orgulho que a comunidade da Cohab Santa Rita tem da sua Escola em tão pouco tempo.
Portanto, NÃO É VERDADE QUE NOSSA ESCOLA É IMPORTADA, fizemos o que todos fazem a muito tempo, e fizemos muito bem, a diferença é que temos gestão E TAMBÉM EXPORTAMOS mão de obra, componentes, músicos e destaques revelados aqui em Guaíba que desfilam em várias escolas de Porto Alegre, pois nossa Escola tem chão, tem comunidade é de verdade, e por isso os resultados estão aí. Mas nada disso seria possível sem o força da Cohab Santa Rita, dos componentes das alas que são TODOS de Guaiba e a competência da nossa diretoria, ANO QUE VEM, se puder, a Academia não vai trazer nada de Porto Alegre, VAMOS TRAZER DO RIO DE JANEIRO se possível, pois nosso objetivo não é ficar a vida toda trazendo de Porto Alegre ou com conceitos retrógrados e ultrapassados e sim chegar a Porto Alegre, representar nossa COMUNIDADE sem abandonar Guaíba, mas colocando nossa cidade no lugar onde ela deveria estar ha muito tempo pois para Academia, Carnaval NÃO TEM FRONTEIRAS.


Atc,
Diretoria
Academia de Samba Cohab Santa Rita